quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Caminho do Guerreiro e o MMA


 Bushido significa "Caminho do Guerreiro" e era o código de conduta não escrito dos Samurais. Era a reunião de virtudes, parâmetros e condutas para a classe guerreira do Japão Feudal. Baseado em valores como honra, respeito, coragem, controle, superação, intransigência, lealdade e disposição para o combate, o Bushido determinava o ideal para um bom samurai.
 Sou um apaixonado pela cultura samurai e acredito que, guardadas as devidas proporções, o núcleo moral do Bushido pode ser seguido nos dias atuais. Busco pautar minha conduta profissional e pessoal pelos valores acima mencionados.



 E qual outro esporte, nos dias atuais, representa melhor o Bushido do que o Mixed Martial Arts (MMA)?

 Inicialmente conhecido como vale-tudo (ou no holds barred), a mistura de artes marciais idealizada por Rórion Gracie se popularizou, se profissionalizou e hoje é esporte de abrangência global. Esta arena de combate de gladiadores modernos apela aos instintos guerreiros adormecidos pela vida civilizada e pacata da maioria dos homens.
 Como não nos emocionarmos com a resistência e a superação de Minotauro Nogueira diante do gigante Bob Sapp? Que outro esportista demonstra a coragem e a intransigência de Wanderley Silva, em todas as suas lutas francas e incontidas? Qual atleta apresenta maior grau de controle e lealdade do que Lyoto Machida? Isso para citar apenas alguns exemplos.

 Minha inegável admiração pelo MMA e a vontade de analisar e trocar idéias sobre este esporte incrível me levaram a criar este Blog. Espero que vocês gostem, sigam e colaborem.


"Se alguém tentar superar grandes guerreiros no campo de batalha, e dia e noite esperar derrotar um poderoso inimigo, seu coração se fortalecerá e ele se tornará incansável e corajoso. Esse princípio também deve ser aplicado aos assuntos do cotidiano". (Yamamoto Tsunetomo em  Hagakure - O Livro do Samurai, página 55)

2 comentários:

  1. Ellovitch,

    Hoje encontrei um blog que cativou minha atenção. Li minhas próprias ideias sobre a vida de um guerreiro e posso afirmar que senti como se eu, apaixonado que sou pelas letras e pela competição marcial,estivesse escrito este post.
    Obrigado por compartilhar seus pensamentos neste blog, que ganhou um novo seguidor.

    Parabéns pelo blog!

    Guilherme CR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios. Fico feliz com o retorno que venho recebendo de verdadeiros apreciadores de artes marciais. Continue mandando considerações e comentários.

      Grande abraço

      Excluir