quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Caminho do Guerreiro e o MMA


 Bushido significa "Caminho do Guerreiro" e era o código de conduta não escrito dos Samurais. Era a reunião de virtudes, parâmetros e condutas para a classe guerreira do Japão Feudal. Baseado em valores como honra, respeito, coragem, controle, superação, intransigência, lealdade e disposição para o combate, o Bushido determinava o ideal para um bom samurai.
 Sou um apaixonado pela cultura samurai e acredito que, guardadas as devidas proporções, o núcleo moral do Bushido pode ser seguido nos dias atuais. Busco pautar minha conduta profissional e pessoal pelos valores acima mencionados.



 E qual outro esporte, nos dias atuais, representa melhor o Bushido do que o Mixed Martial Arts (MMA)?

 Inicialmente conhecido como vale-tudo (ou no holds barred), a mistura de artes marciais idealizada por Rórion Gracie se popularizou, se profissionalizou e hoje é esporte de abrangência global. Esta arena de combate de gladiadores modernos apela aos instintos guerreiros adormecidos pela vida civilizada e pacata da maioria dos homens.
 Como não nos emocionarmos com a resistência e a superação de Minotauro Nogueira diante do gigante Bob Sapp? Que outro esportista demonstra a coragem e a intransigência de Wanderley Silva, em todas as suas lutas francas e incontidas? Qual atleta apresenta maior grau de controle e lealdade do que Lyoto Machida? Isso para citar apenas alguns exemplos.

 Minha inegável admiração pelo MMA e a vontade de analisar e trocar idéias sobre este esporte incrível me levaram a criar este Blog. Espero que vocês gostem, sigam e colaborem.


"Se alguém tentar superar grandes guerreiros no campo de batalha, e dia e noite esperar derrotar um poderoso inimigo, seu coração se fortalecerá e ele se tornará incansável e corajoso. Esse princípio também deve ser aplicado aos assuntos do cotidiano". (Yamamoto Tsunetomo em  Hagakure - O Livro do Samurai, página 55)